quinta-feira, 10 de maio de 2012

Ano Internacional Cooperativismo

     A Organização das Nações Unidas (ONU) reconhece o modelo de negócio cooperativo como um fator importante no desenvolvimento econômico e social dos países. No dia 18 de dezembro, durante a 64ª. Assembléia Geral das Nações Unidas foi aprovada a resolução sobre “As Cooperativas e Desenvolvimento Social", que declara 2012 como Ano Internacional das Cooperativas.
      No dia 18 de dezembro, durante a 64ª. Assembléia Geral das Nações Unidas foi aprovada a resolução sobre “As Cooperativas e Desenvolvimento Social", que declara 2012 como Ano Internacional das Cooperativas
     Esta é a primeira vez na história que um ano será dedicado ao setor cooperativista. A notícia foi recebida por dirigentes do mundo inteiro com grande aceitação.





URL: http://cooperativismoweb.blogspot.com.br/p/2012-ano-internacional-das-cooperativas.html

terça-feira, 8 de maio de 2012

Tipos de cooperativas

    O cooperativismo tem sido utilizado em diversas áreas e pode ser organizado com base na área de atuação da sociedade. São diversos tipos de cooperativa, que se diferem de acordo com seus associados e as atividades que eles desenvolvem. Destacamos algumas delas:

Cooperativas Agropecuárias
    Esse tipo de cooperativa tem, entre seus principais cooperados, os produtores rurais que se reúnem para fortalecer as diversas etapas de produção. Essa união facilita a compra de sementes, venda de produtos, armazenamento, entre outros. Além disso, ela pode conseguir a compra de determinados produtos por um valor menor e isso poderia não ter ocorrido caso o produtor tivesse que fazê-lo sozinho.


 Cooperativas de Consumo
      A compra de alguns produtos de interesse de seus cooperados para que assim diminua o valor final dessas mercadorias. Costuma ser algo comum nas compras feitas em supermercados.

 Cooperativas Educacionais
     É a cooperativa que visa a saúde e o bem-estar das pessoas. É composta por profissionais da área médica que buscam melhores condições de trabalho, qualidade no atendimento e valorização de sua categoria.


 Cooperativas Especiais
     É o tipo de cooperativa que é composta por pessoas que necessitam ser tuteladas. Essas cooperativas trabalham na organização e no trabalho de minimizar as dificuldades dessas pessoas com programas de treinamentos e produtividade. Essas ações têm o intuito de promover a socialização dessas pessoas e também podem ter sócios voluntários e que prestam serviços comunitários.

URL:  http://cooperativa-trabalho.info/mos/view/Tipos_de_Cooperativas/

História do cooperativismo

    O movimento cooperativista surgiu na Inglaterra com a Revolução Industrial, no inicio do século XIX, quando a subjugação do trabalho ao capital deflagrou grandes movimentos sociais. Em 1843 os operários tecelões se organizaram em uma sociedade civil e no dia 24 de outubro de 1844 fundaram a Sociedade dos Probos Pioneiros de Rochdale LTDA, primeira cooperativa da história. 

    O cooperativismo de crédito rural nasceu na Alemanha em 1848 pelas ideias de Frederich Wilhelm Raiffeisen com o objetivo de fomentar o crédito aos agricultores. O cooperativismo de crédito urbano surgiu em 1867, também na Alemanha, na pequena cidade de Delitzch, idealizado pelo magistrado Hermann Schulze.

    No Brasil, O cooperativismo de crédito surgiu do trabalho do Padre jesuíta suíço Theodor Amstad que em 1902 liderou a formação da cooperativa de Nova Petropolis-RS, a primeira cooperativa de crédito do País e que está em plena atividade até os dias de hoje

URL:  http://www.sicoobengecred.com.br/?q=node/8

Símbolo do cooperativismo

    O símbolo do cooperativismo é representado por dois pinheiros. Na antiguidade, o pinheiro era considerado o símbolo da imortalidade e da fertilidade, por se tratar de uma árvore que pode viver em terras não muito boas, e pela grande facilidade que tem em se reproduzir.

O círculo representa a vida eterna: não tem começo, nem fim.

O verde escuro das árvores lembra a vida das plantas e, assim, a natureza.

O fundo amarelo ouro representa a energia e o calor que recebemos do Sol.




    Somando tudo isso, surge o símbolo do cooperativismo. Representando a união e a coesão do movimento; a imortalidade e a eternidade de seus princícpios; a energia e o vigor de seus adeptos.

URL: http://www.capil.com.br/gerais/visualizador.php?pn_descricao=Lat.%20Comprimisso

O que é "cooperativismo"?

Iniciaremos o blog com uma postagem sobre o que representa o cooperativismo.

     Cooperativismo é um movimento, filosofia de vida e modelo socioeconômico capaz de unir desenvolvimento econômico e bem-estar social. Seus referenciais fundamentais são: participação democrática, solidariedade, independência e autonomia.

    É o sistema fundamentado na reunião de pessoas e não no capital. Visa às necessidades do grupo e não do lucro. Busca prosperidade conjunta e não individual. Estas diferenças fazem do cooperativismo a alternativa socioeconômica que leva ao sucesso com equilíbrio e justiça entre os participantes.

    Associado a valores universais, o cooperativismo se desenvolve independentemente de território, língua ou nacionalidade.


URL: http://www.ocb.org.br/site/cooperativismo/index.asp